O II EPRI convida a comunidade acadêmica a compartilhar resultados de pesquisas por meio, inicialmente, da submissão de Artigos Científicos e Resumos Expandidos que tenham vinculação com os Grupos de Trabalhos (GTs): (a) Política e História das Relações Internacionais, (b) Direito Internacional e Comparado, (c) Economia e Comércio Internacional, (d) Estudos de Fronteiras, (e) Direitos Humanos e Relações Internacionais a partir de perspectivas das margens, e (f) Políticas públicas comparadas. Serão aceitos trabalhos com os mais diversos enfoques teóricos e metodológicos. Os trabalhos serão avaliados, adotando o sistema de double-blind peer revew, em termos de originalidade, qualidade teórica, relevância, apresentação (organização, estilo e clareza) e pertinência temática.

 

Os trabalhos devem ser submetidos utilizando o template de submissão de artigo ou de resumo, que segue exclusivamente as regras da ABNT. Trabalhos submetidos fora das normas poderão ser recusados pela organização do evento.

 

 Inscrições de trabalhos entre 23/09 e 21/10/2019 (ver Cronograma).


Acesse o Template de Submissão de Artigo
 

Acesse o Template de Submissão de Resumo Expandido

 

Regras de submissão e escolha

 

 I - Submissão

 

  1. A submissão será por duas modalidades, artigos científicos e resumos expandidos. Ela deverá ocorrer entre 23/09 e 21/10/2019. O autor receberá comunicação sobre sua apresentação até 28/10/2019, pelo e-mail de inscrição e com divulgação pelo site do evento. Os trabalhos aceitos e apresentados oralmente serão publicados, sem custos aos autores, em livros do evento.

 

  1. Os trabalhos devem ser enviados por e-mail ao endereço epri.relacoesinternacionais@gmail.com até as 24 (vinte e quatro) horas do prazo final.

 

  1. Deve ser entregue um arquivo em “.doc” ou “.docx”, vedado o envio em formato “.pdf”.

 

  1. O texto não deve ter nenhuma identificação ou informação no conteúdo que a possibilite. O método double-blind peer review é desrespeitado se os avaliadores identificam o autor do trabalho. A identificação deve ocorrer apenas no e-mail de submissão. A identificação do texto poderá levar à rejeição do trabalho.

 

II - Dados adicionais da submissão

 

  1. Cada trabalho deverá ter no máximo 3 (três) autores.

 

  1. No corpo do e-mail deve ser informado o nome completo de todos os autores, assim como as biografias de cada autor a serem utilizadas em caso de publicação. Não deve ter identificação alguma no arquivo.

 

  1. A submissão pode ser de artigo científico ou de resumo expandido. O artigo científico deverá ser inédito.

 

  1. O artigo científico deverá ter no máximo aproximadamente 25 (vinte e cinco) páginas. O resumo expandido deverá ter no máximo aproximadamente 4 (páginas) páginas.

 

  1. O trabalho, em qualquer das modalidades, deverá ter título em língua inglesa e portuguesa.

 

  1. O trabalho deverá ter palavras-chave, em número não inferior a cinco, em língua inglesa e portuguesa.

 

  1. O trabalho deve ser submetido de acordo com o template disponibilizado pela organização. O template segue as normas da ABNT, demais formatações não apresentadas ali também devem segui-la.

 

  1. As citações podem seguir qualquer dos sistemas aceitos pela a ABNT, o sistema adotado deve ser seguido em todo o artigo.

 

14. Exclusivamente na modalidade de submissão de resumo expandido, será aceita participação à distância. Neste caso, junto do resumo, deve ser enviado vídeo de até 15 (quinze) minutos para o e-mail do evento.

 

 III - Critérios de escolha

 

  1.  Não há limites no número de trabalhos escolhidos para a apresentação. Os GTs, caso necessário, poderão ser divididos ou reorganizados tematicamente para comportar a demanda.São elementos materiais na escolha: a profundidade da pesquisa, relevância na área e novidade das ideias.  

     

  2. São elementos formais na escolha: o uso do template e regras da ABNT; a clareza de desenvolvimento; a relação entre título, resumo e desenvolvimento; a redação; a estrutura.

 

  1. A escolha dos trabalhos se dará mediante decisão dos pareceristas indicados.

 

 IV - Apresentação

 

  1. A apresentação poderá ser feita em até 15 (quinze) minutos.

 

  1. Os GTs, suas salas e horários serão divulgados no site após a divulgação dos aceitos.

 

  1. Haverá debate, que será feito pelo(s) autor(es), membros da banca examinadora e presentes. Ele será organizado pelos membros convidados de cada GT.

 

  1. Haverá recursos audiovisuais disponíveis.

 

 V - Publicação

 

  1. Será publicado um livro com artigos científicos e resumos expandidos efetivamente apresentados e considerados aptos para publicação pelos avaliadores. Não haverá custo aos autores para a participação no livro.

 

  1. Baseado no diálogo desenvolvido ao longo do evento, em avanços na pesquisa e em indicações dos avaliadores, os autores poderão realizar nova submissão do seu trabalho até o dia 15/12/2019. Se não houver nova submissão, será considerada a submissão inicialmente aceita no evento.

 

  1. Cada artigo científico publicado será um capítulo do livro.

 

  1. Os resumos serão organizados em seção específica do livro contendo os resumos do evento.

 

  1. O livro será registrado, terá ISBN, Conselho Editorial, regras internacionais de publicação ética e seguirá regras do Qualis Livros.

 

  1. A publicação pressupõe a cessão não onerosa dos direitos autorais de natureza patrimonial à organização do evento, reconhecida perpetuamente a autoria. A cessão é autorizada para a publicação pelo envio do trabalho ao e-mail da organização, que indica aceitação das regras do evento.

 

  1. Na eventualidade de os avaliadores indicarem correções a serem feitas, a publicação dependerá da consideração dessas correções.

 

  1. Os organizadores têm a prerrogativa de corrigir erros no processo de editoração do livro.

 

VI - Certificação

 

  1. A certificação é gratuita, como ouvinte ou apresentador, e depende de inscrição no sistema SINSC/FURG, no endereço <https://sinsc.furg.br/detalheseventos/XXX>, até o dia 06/11/2019, véspera do evento.

 

  1. O certificado será entregue pelo sistema SINSC da FURG. Terão certificados os autores que efetivamente apresentarem, os ouvintes com 75% de presença, assim como palestrantes e organizadores.